terça-feira, 24 de janeiro de 2012

PROJETO CARNAVAL 2012

ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ DE ALMEIDA SEIXAS FILHO
PROJETO
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiuhzCz1Oc1-TikqR2WMQoZh9dVqiB5UYYkpK9U9wLdcfWextZK6LanIpPHQlDvrCaLmMDz_aXYnc60U_vrPPbboTaZ512fplS-XRkPIyqzDOwvUYPUMlQzFESZI-InbcyV4Cskd9-_dns/s1600/carnaval-desenho-fantasias.jpg
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: HELEN LUCY PAIVA



Projeto "O Carnaval"
Justificativa:
Desde pequenas, as crianças aprendem muito, sobre o mundo, fazendo perguntas e ouvindo fatos e histórias dos seus familiares, amigos até mesmo assistindo TV, vídeos e ou foliando e apreciando revistas e jornais. Vivenciam também experiências e interagem num contexto de: conceitos, gostos e costumes formando suas idéias e conhecimentos sobre o mundo que a cerca.
Através deste pensamento será trabalhado o tema "O Carnaval", de forma integrada indo de encontro aos interesses das crianças respeitando suas necessidades, curiosidades e ideias.


Objetivo geral:
Através deste projeto, levar a criança a:
v  Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando ideias.


Objetivos Específicos:
v  Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa do mundo;
v  Conhecer a história do carnaval no Brasil e suas características;
v  Coletar dados sobre o carnaval no Brasil;
v  Conscientizar as crianças no sentido de que é preciso não confundir diversão com confusão;
v  Desenvolver o gosto pela leitura;
v  Trabalhar o raciocínio e a memória;
v  Desenvolver a linguagem oral e a escrita;
v  Desenvolver o gosto por poemas e músicas;
v  Desenvolver a percepção e a coordenação motora;
v  Estimular o ritmo;
v  Despertar e educar a atenção e a observação;
v  Proporcionar liberdade de auto-expressão;
v  Possibilitar habilidades com as mãos; desenvolver o espírito criador;
v  Estabelecer relações de quantidade/cor, quantidade total e formas;
v  Trabalhar com seqüência de numeração;
v  Desenvolver a percepção usual do número;
v  Trabalhar com psicomotricidade;
v  Estabelecer regras para o jogo.


Conteúdos:
v  O Carnaval;
v  Linguagem oral e escrita;
v  O fazer artístico;
v  Apreciação musical, Expressividade, Equilíbrio e coordenação;
v  Número e sistema de numeração


Estratégias:


v  Música;
v  Poemas;
v  Parlendas;
v  Painéis;
v  Pesquisa;
v  Dança;
v  Desenho;
v  Pintura;
v  Festa de carnaval;
v  Brincadeiras infantis;
v  Jogos diversos;
v  Ditado;
v  Recorte e colagem;
v  Carta enigmática;
v  Literatura infantil;
v  Vídeos;
v  Cds;
v  Fantoches;
v  Máscaras;
v  Murais informativos;
v  Atividades explorando a escrita de letras e números.



Avaliação:
A avaliação será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do carnaval e do que é difícil entender, assim como conhecer mais sobre os interesses que possuem.


Cronograma:
1 a 2 semanas.


Desenvolvimento das atividades:
O projeto O carnaval do Brasil, pode ser desenvolvido através da sua história.Para tornar a história do carnaval do Brasil interessante levar para a sala de aula reportagens e fotos sobre o assunto. Observando o interesse das crianças pode-se propor para o grupo uma pesquisa como tarefa de casa. O material que as crianças trouxerem poderá ser apresentado no momento da rodinha. Todos deverão ter a oportunidade de mostrar sua pesquisa para o grupo e falar sobre ela. Em seguida, poderão confeccionar murais ou cartazes informativos.
Os murais ou cartazes informativos chamam a atenção até dos pais ou responsáveis das crianças, que também param em frente para ler, observar e comentar sobre as informações contidas nos mesmos. E também poderão conferir a utilização da pesquisa feita por seus filhos.
Além das atividades específicas como: rodinhas informativas; hora de novidades e surpresas; pesquisas; comentários de gravuras e observações dirigidas; também poderão ser realizadas, com as crianças, atividades relacionadas que auxiliem no esclarecimento e fixação do assunto estudado, explorando a comunicação e expressão através de pantomimas, coro falado, poesias, jogos e recreação.
Explorar, também, a matemática com objetivo de desenvolver conceitos matemáticos. E cantar músicas de carnaval, pois é possível constatar que a maioria das crianças não conhece as músicas apresentadas, mas todas aprendem com facilidade.
É preciso, portanto, realizar momentos divertidos com muita música e dança.

MÚSICAS:

Música:
Quanto riso! Oh!
Quanta alegria!
Mais de mil palhaços no salão.
Arlequim está chorando
pelo amor da Colombina
no meio da multidão!

Música: Mamãe eu quero.
Mamãe eu quero.
Mamãe eu quero mamar.
Dá a chupeta, Dá a chupeta,
Dá a chupeta,Pro bebê não chorar.


JOGOS:

Bingo:
Com cartelas individuais explorando palavras cada criança tem a oportunidade de jogar bingo.
Exemplo de palavras que podem ser exploradas:
Palhaço;
Alegria;
Salão;
Serpentina;
Colombina;
Fantasias;
Samba;
E muitas outras palavras que lembra o carnaval.

Jogo da forca:
Este jogo pode ser realizado no quadro de giz e ele é realizado com a participação de todas as crianças.
Exemplo do jogo:
C R A L___ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____(C A R N A V A L)
As crianças têm a oportunidade de adivinhar quais são as letras que compõe a palavra e qual é a palavra...


Jogo do dominó:
Este jogo explora a primeira letra da palavra. A criança precisa juntar a cartela da letra com a palavra...
Exemplo:
A / ARLEQUIM
Trabalhar em conjunto e realizar as atividades explorando a escrita de letras, palavras, números, assim como desenvolvendo a noção de quantidade e a oralidade.
Exemplos:

Acrósticos;
Caça-palavras;
Ditados divertidos;
Alfabeto móvel;
Qual o número que vem antes ou depois do número indicado pela professora ou colegas;

Atividades de Artes:
As crianças precisam ter a oportunidade de usar sua criatividade através do recorte, colagem, pintura e desenho com guache, giz de cera e lápis de cores, montagem de painéis e construção de máscaras carnavalescas.

Cada criança recebe uma máscara de pirata (ou outro personagem) para pintar, colar adereços, enfim, enfeitar do seu agrado. E saem máscaras no capricho.
É preciso promover momentos para escutar, dançar e brincar muito com músicas carnavalescas atuais e antigas. Estes momentos são importantes para a socialização do grupo.

Brincadeiras Infantis:
Durante a realização deste projeto as crianças devem participar e compartilhar espontaneamente com sugestões e idéias de brincadeiras infantis. Algumas brincadeiras que podem ser realizadas: O gato e o rato; passar anel; ovo choco; pega-pega; esconde-esconde e outras.

Festa Carnavalesca:
Na festa carnavalesca da escola as crianças são convidadas a virem fantasiadas e a aproveitarem muito bem a festa dançando, cantando, participando dos trenzinhos e se entrosando com as crianças de outras turmas com alegria e amizade.

Conclusão:
Durante a realização deste projeto é importante observar e perceber o interesse das crianças em aprender e participar das atividades propostas com atenção, criatividade, responsabilidade e muito dinamismo.



ANEXOS
A origem do carnaval
O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.
O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.
No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.
No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.

MARCHINHAS DE CARNAVAL
Na festa de carnaval não pode faltar uma boa música.
Pense em um repertório e desenvolva bandas rítmicas com instrumentos de percussão e outros materiais sonoros. Improvisare movimentos sugeridos pelo ritmo rico e contagiante do Carnaval Brasileiro.
Cada turma pode ter um "bloco", com suas fantasias iguais e música, bem como um instrumento que tocará durante a sua apresentação.
As turminhas desfilam umas para as outras e depois comemoram com muitas guloseimas, bastante água e música até o final.

VEJA ALGUMAS SUGESTÕES DE MARCHINHAS TRADICIONAIS:

TURMINHAS DE 4 A 5 ANOS
SASSASSARICANDO
Sassassaricando
Todo mundo leva a vida no arame
Sassassaricando
A viúva o brotinho e a madame
O velho na porta da Colombo
É um assombro
Sassaricando
Quem não tem seu sassarico
Sassarica mesmo só
Porque sem sassaricar
Essa vida é um nó
TURMINHAS DE 5 A 6 ANOS
MAMÃE EU QUERO - CHUPETAS E MAMADEIRAS
Mamãe eu quero, mamãe eu quero
Mamãe eu quero mamar!
Dá a chupeta, dá a chupeta, ai, dá a chupeta
Dá a chupeta pro bebê não chorar!
Dorme filhinho do meu coração
Pega a mamadeira em vem entra no meu cordão
Eu tenho uma irmã que se chama Ana
De piscar o olho já ficou sem a pestana
Eu olho as pequenas, mas daquele jeito
E tenho muita pena não ser criança de peito
Eu tenho uma irmã que é fenomenal
Ela é da bossa e o marido é um boçal
As músicas são sugestões abaixo, há muitas outras que podem se adequar a faixa etária e interesses da sua turminha.



ATIVIDADES PARA IMPRIMIR


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjojksCJds4VtahrmDyAtp-JjLhY0bCYfLRAa-oggVnus5J2E101r052gH7fcu6uS03gflEND75E_7C2vacdeh-9hB3TxWnJ9L0g9cM6x5V9ytVYLsoe_sf6JoSWZmL6mVo52kAc_vDgm68/s400/Sem+T%25C3%25ADtulo-17%5B1%5D.JPG
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi1l4l_TeWCWf4J-c0bIIi545Hz1yGeU1KmV8zCfNxhwvTbFXogl1w1zaf5yuuhWrDvpyfV0F8gvxKR0Es8sv4pXRIsCzl3TlaTEOSmlIoLOwY9Ty9odX32wsofKc5SlgK35UULisn6S3TH/s400/Sem+T%25C3%25ADtulo-16%5B2%5D.JPG
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhgzt-bUzjFFqOEOgbiPCSTl8UfEfcm36ZH15666fT64VH6jb2kEgeg3ob_bInjfS-QQdBcisFgxANUqk3ke-7_rGpkBSciwCD3Sb8UsCXl84GLYtf_EFx9OTnNwIzJKwAefTEUH3HjVjYL/s400/Sem+T%25C3%25ADtulo-11%5B1%5D.JPG

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEige5r4p866jDnqxI9yFga0q44RHkLTBC677pwZb-Tdy5ZTWPBXRJ2z3wLTNnzuanFM4AKus9FBCpEUl0aUgBQPy7-arg8AV04QzhqMT6wQMoiO4Z35m-fgb0-_O9DCV7a5WvwtounJqU-i/s400/Sem+T%25C3%25ADtulo-8%5B1%5D.JPG




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Marcadores