terça-feira, 24 de janeiro de 2012

PROJETO MAIS EDUCAÇÃO

Escola Municipal José de Almeida Seixas Filho

Plano de Ação

Programa
Mais Educação
1-DADOS DE IDENTIFICAÇÃO




ESCOLA: Municipal José de Almeida Seixas Filho
ENDEREÇO: Rua da Igreja, S/N, Praia de Imbassaí.
CIDADE: Mata de São João – Bahia
CEP: 48.280-000


DIREÇÃO: Helen Lucy Paiva Alves
COORDENAÇÃO: Liliane Pales, Ana Lúcia Conceição
GERENTE ADM.: Edileuza Silvano dos Santos
SECRETÁRIA: Núbia Souza santos




2-FILOSOFIA DA ESCOLA




MISSÃO – Contribuir para formação de cidadãos críticos e consciente, preparados para interagir dentro de sua comunidade com equidade e responsabilidade.

VISÃO – Ser uma escola aberta a novos conhecimentos, que contribuirá para ser reconhecida pela qualidade de trabalho, respeito mutuo entre alunos, professores e comunidade.




3 – SOBRE O PROGRAMA
O que é o Programa Mais Educação?
         
          O Programa Mais Educação foi instituído pela Portaria Interministerial n.º 17/2007 e integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral.
          Trata-se da construção de uma ação intersetorial entre as políticas públicas educacionais e sociais, contribuindo, desse modo, tanto para a diminuição das desigualdades educacionais, quanto para a valorização da  diversidade cultural brasileira. Por isso, coloca em diálogo as ações empreendidas pelos Ministérios da Educação  – MEC, da Cultura  – MINC, do Esporte  – ME, do Meio Ambiente – MMA, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS, da Ciência e da Tecnologia – MCT e, também da Secretaria Nacional de Juventude e da Assessoria Especial da Presidência da República, esta última por meio do Programa Escolas-Irmãs.
          Essa estratégia promove a ampliação de tempos, espaços, oportunidades educativas e o compartilhamento da tarefa de educar entre os profissionais da educação e de outras áreas, as famílias e diferentes atores sociais, sob a coordenação da escola e dos professores. Isso porque a Educação Integral, associada ao processo de escolarização, pressupõe a aprendizagem conectada à vida e ao universo de interesse e de possibilidades das crianças, adolescentes e jovens.
          O ideal da Educação Integral traduz a compreensão do direito de aprender como inerente ao direito à vida, à saúde, à liberdade, ao respeito, à dignidade e à convivência familiar e comunitária e como condição para o próprio desenvolvimento de uma sociedade republicana e democrática. Por meio da Educação Integral, se reconhece as múltiplas dimensões do ser humano e as peculiaridades do desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens.
          Esse ideal está presente na legislação educacional brasileira e pode ser apreendido em nossa Constituição Federal, nos artigos 205, 206 e 227; no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n.º9089/1990); em nossa Lei de Diretrizes e Bases (Lei n.º 9394/1996), nos artigos 34 e 87; no Plano Nacional de Educação (Lei n.º 10.179/2001) e no Fundo Nacional de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Lei n.º 11.494/2007).
           O Programa Mais Educação atende, prioritariamente, escolas de baixo IDEB, situadas em capitais, regiões metropolitanas e territórios marcados por situações de vulnerabilidade social, que requerem a convergência prioritária de políticas públicas.
          A Educação Integral abre espaço para o trabalho dos profissionais da educação, dos educadores populares, estudantes e agentes culturais (monitores), observando-se a Lei nº 9.608/1998, que dispõe sobre o serviço voluntário. Trata-se de uma dinâmica instituidora de relações de solidariedade e confiança para construir redes de aprendizagem, capazes de influenciar favoravelmente o desenvolvimento dos estudantes. Nessa nova dinâmica, reafirma-se a importância e o lugar dos professores e gestores das escolas públicas, o papel da escola, sobretudo porque se quer superar a frágil relação que hoje se estabelece entre a escola e a comunidade, expressa inclusive na conceituação de turno x contraturno, currículo x ação complementar. As atividades poderão ser acompanhadas por estudantes universitários, com formação específica nos macrocampos e com habilidades reconhecidas pela comunidade.         

As atividades fomentadas foram organizadas em macrocampos de:
v  Acompanhamento Pedagógico;
v  Meio Ambiente;
v  Esporte e Lazer;
v  Cultura e Artes.



4 – JUSTIFICATIVA

Com a ampliação de tempo de permanência do aluno na escola, também são ampliadas suas oportunidades de aprendizagem, onde são reconhecidos ritmos e potencialidades diversas, e a consciência de que o direito à educação não se restringe ao direito de acesso à educação não se restringe ao direito de aprender e de inventar novos caminhos, de vivenciar novas experiências e de ampliar horizontes.

Muitas considerações sobre educação integral remetem a uma preocupação com a aprendizagem baseada em vivencias e experiências e numa ação pedagógica organizada por projetos ou temas geradores. O Projeto tem relação com o trabalho colaborativo em diversos ambientes de aprendizagem e procuram colocar o aluno como centro, desenvolvendo sua autonomia, atuando como um espaço sócio-cultural flexível e mediador entre a família, a escola e a comunidade visando o desenvolvimento global da criança e sua interação com o meio.



5 – OBJETIVOS


GERAL

v  O Projeto Escola de Tempo Integral tem como objetivo melhorar o aprendizado dos alunos que demandam maior atenção do Sistema Educacional, ampliando sua permanência diária na escola.



ESPECÍFICOS

v  Desenvolver atividades artísticas, culturais e esportivas que ampliam o universo de experiências dos alunos;
v  Promover o atendimento dos alunos com defasagem de aprendizagem;
v  Ocupar o tempo ocioso da criança e adolescente em atividades educativas, de esportes, cultura e lazer;




6 – METODOLOGIA

A sala de aula traz, muitas vezes, um cotidiano repetitivo. De qualquer forma ela é uma área em constante transformação, em que professores e alunos desempenham múltiplos papéis.
As Oficinas Curriculares ocupam diferentes espaços disponíveis na escola ou no seu entorno, tais como: pátio, biblioteca, sala de leitura, salas ambiente, laboratório e outro. O professor é uma figura que se desdobra para atuar como aquele que ensina conteúdos, como orientador; para provocar novas atitudes, formas valores e despertar interesses nos alunos.
As ações do Mais Educação acontecerão no turno oposto ao da aula, seguindo cronograma elaborado pela direção da escola e professora comunitária.
Inicialmente, a escola atenderá 153 alunos distribuídos em oficinas que contemplam os Macro-campos do Acompanhamento Pedagógico, Meio Ambiente, Esporte e Lazer e Cultura e Artes. Dentro do macro-campo Acompanhamento Pedagógico serão ampliadas as oportunidades de aprendizado dos educandos em Letramento/Alfabetização, buscando o desenvolvimento da função social da Língua Portuguesa, a comunicação verbal, através da leitura e da escrita, a compreensão e produção de textos nos mais diversos gêneros em diferentes situações comunicativas, tanto na modalidade escrita como na oral.  No macro-campo Meio Ambiente, a escola optou pela construção de uma horta escolar e/ou comunitária. No macro-campo Esporte e Lazer, a escola optou pela prática do Voleibol e Ginástica Rítmica, que busca o desenvolvimento integral do estudante através da promoção da saúde pela cooperação, socialização e superação de limites pessoais e coletivos, como motivação ao desenvolvimento cultural, social, intelectual, afetivo e emocional de crianças e adolescentes. E no macro-campo da Cultura e Artes, optou-se pela Dança, no intuito de iniciar musicalmente os educandos por meio dessa prática, resgatando e valorizando elementos da cultura popular nos âmbitos local, estadual e nacional.
 Cada turma terá 25 alunos sob a orientação de um monitor. Os critérios para formação das turmas e escolha dos monitores serão apresentados detalhadamente a seguir. Cada atividade escolhida e desenvolvida pela escola tem um kit de material específico, determinado pelo programa que está sendo adquirido pela escola.


5.1 Organização dos recursos e espaços:

Quais são os Macrocampos e
as Atividades?
Onde funcionarão?
Quando funcionarão?
Atividade: Voleibol
Macrocampo: Esporte e Lazer
Quadra de Esportes da Escola

07/02/2012
Atividade: Ginástica Rítmica
Macrocampo: Esporte e Lazer
Centro Comunitário da Igreja Católica
07/02/2012
Atividade: Letramento∕Alfabetização
Macrocampo: Acompanhamento
Pedagógico
Sala de aula
07/02/2012
Atividade: Línguas Estrangeiras
Macrocampo: Acompanhamento
Pedagógico
Sala de aula
07/02/2012
Atividade: Dança
Macrocampo: Cultura e
Artes
Centro Comunitário da Igreja Católica
07/02/2012

5.2 Grade de Horários:



Atividade
segunda
terça
quarta
quinta
sexta
Alfabetização/
letramento





Voleibol





Ginástica Rítmica





Dança






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Marcadores